quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Fim da linha para o rebocador Red Sea Fos

Fim da linha para o rebocador Red Sea Fos. O navio de 65 metros de comprimento por 14 de largura que se encontrava destacado na Ilha da Madeira, como estação de apoio a off-shores desde 22 de setembro de 2016, foi vendido à sucata e já se encontra em Aliaga, Turquia, onde aliás já se deu início ao processo de abate.
No seu ultimo ano de carreira foi responsável por vários trabalhos de alto mar nas ilhas atlânticas, dos quais se destaca o apoio ao graneleiro britânico Chesire, que se incendiou ao largo de Las Palmas de Gran Canária com toneladas de fertilizantes a bordo (Agosto 2017).
 Semelhante fim seguiu o seu irmão gémeo Coral Sea Fos, agora em fase de final de desmantelamento em Alang, Índia.
A empresa, resta apenas o Ionian Sea Fos, rebocador de maiores dimensões e mais moderno que se encontra destacado na ilha de Madagáscar e compõe agora solitariamente a frota.
  A última viagem do Red Sea Fos ocorreu no mês de janeiro e incluiu passagens técnicas por portos gregos como Isthmia e Lavrion, além de escala em Sarande, Albânia, de onde largou pela ultima vez, rumo a Aliaga.
Antes, nas últimas semanas de 2017, o navio subiu âncora e partiu da baía do Funchal, com trajeto pelo norte da ilha e rumo ao mediterrâneo.
Text and images copyrights; Texto com direitos reservados; Mário Camacho, Funchal.

Sem comentários: