terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Final de alta temporada em Santos.


Ontem, sábado, dia 18 de Fevereiro de 2012, seis navios vieram a Santos, em um dos dias de maior movimentação de passageiros na temporada. Dois navios da MSC, dois da Costa, além do Sovereign e do Mistral embarcaram e desembarcaram passageiros, movimentando nada menos que 25 mil passageiros. Em 23 de Dezembro, o porto já tinha recebido seis navios, mas com número menor de passageiros.
Com um certo atraso, o primeiro navio a sair foi o Sovereign, da Pullmantur, por volta das 19h20min. Com cerca de 2,800 passageiros, ele seguiu para um cruzeiro de 7 noites, com escala no Rio, Salvador e Búzios. Ele foi logo seguido pelo Mistral, que nessa temporada alterna entre roteiros para o Prata e o Nordeste. No Carnaval, como não poderia deixar de ser, a Ibero o mandou para a Bahia, em um roteiro semelhante ao do Sovereign, mas sem escala no Rio.


Pouco depois foi a vez do MSC Orchestra, maior navio da MSC no Brasil, junto a seu gêmeo Musica, deixar a cidade para o Carnaval. Com cerca de 3,000 passageiros, o navio partiu para um roteiro completo no Nordeste, com escalas em Salvador, Ilhéus e Maceió.

Os dois navios da Costa, Pacifica e Fortuna, foram os primeiros a deixar a cidade após o pôr do sol, ainda na luz do dia. Primeiro o Fortuna, depois o Pacifica, ambos passaram pela Ponta da Praia muito próximos, para o delírio das pessoas que acompanhavam em massa os navios na mureta, deck do pescador, e mirantes e pontes. Com suas silhuetas bem parecidas e já iluminados, protagonizaram um espetáculo a parte, ao seguirem em fila rumo a barra.

O Fortuna, seguiu em um cruzeiro de 9 noites, para o Prata, com escala e pernoite em Buenos Aires, e outras escalas em Punta Del Este, Rio e Portobelo. Já o Pacifica fará o tradicional roteiro Bahia da Costa, com sete noites e escalas em Rio, Salvador, Ilhéus e Ilhabela. Tradicionalmente, os roteiros com destino ao Nordeste são mais animados, com festas no navio e nas cidades de escala. Já os que seguem para o Prata costumam ser mais calmos, com festas predominantemente nos navios, e menos agitação.
O último navio a deixar a cidade, já de noite, foi o MSC Armonia, que teve suas operações atrasadas devido a problemas de natureza infecciosa. Com seus passageiros impedidos de desembarcar até o meio-dia, seu embarque começou mais tarde, e conseqüentemente, sua saída foi atrasada, e só aconteceu as 20h45min. Para ver mais detalhes sobre os problemas com o Armonia clique aqui. Hoje estão na cidade o Splendour of the Seas, o Empress e o Costa Victoria.
Imagens e Texto (©) Copyright Daniel Capella, Santos.

Sem comentários: